logo

O que é prótese dentária

É a especialidade da odontologia responsável pela reabilitação dos dentes perdidos por meio de próteses fixas, próteses removíveis e, recentemente, pelas modernas próteses sobre implante, recuperando as funções estéticas, fonéticas e mastigatórias da boca.

Por que o dente perdido precisa ser substituído?

Para o perfeito desempenho de suas funções, os dentes precisam, estar em equilíbrio nas arcadas dentárias. A ausência de dentes pode causar problemas de dores articulares (ATM), movimentação dentárias gerando má-oclusão, dificuldade de mastigação, problemas estéticos e fonéticos, prejudicando a saúde geral.

Como saber o tipo de prótese ideal para meu caso?

A NIO fará uma avaliação e solicitará exames de imagens (radiografias e/ou tomografias) para poder planejar as melhores opções de tratamento. Nossa clínica possui um grupo de profissionais especializados que irão apresentar as possibilidades de soluções para o seu caso.

Como funciona cada tipo de prótese?

Há três tipos básicos de próteses: as fixas, as removíveis e as próteses sobre implante.

  • São próteses que substituem um ou mais dentes perdidos apoiando-se sobre os dentes vizinhos. Também são conhecidas pelos nomes de ponte fixa, coroas, jaquetas ou pivot. São chamadas de fixas porque não podem ser removidas pelo paciente. Podem ser confeccionadas em porcelana, acrílico ou metal.

  • A prótese removível substitui os dentes naturais perdidos de maneira parcial (prótese Parcial Removível –PPR ou ponte móvel) ou total (dentadura). É chamada de removível porque pode ser retirada pelo portador sempre que quiser, sem necessidade de utensílios especiais.

  • Essas próteses substituem um ou mais dentes perdidos fixando-se sobre as raízes artificiais, chamadas de implantes. Elas podem ser fixas ou removíveis. Para as próteses fixas, os implantes funcionarão como se fossem raízes naturais. Já para as próteses removíveis (chamadas de overdenture), os implantes oferecem maior retenção, estabilidade e estética, aumentando sua eficácia e segurança.