logo

O que é má oclusão?

Quando há uma relação de contato incorreta entre os dentes superiores e inferiores, dizemos tecnicamente que há má oclusão.

A ortodontia da clínica NIO é especializada no diagnóstico, prevenção e tratamento das irregularidades dentais e faciais. Por meio da harmonização entre os dentes, lábios e ossos maxilares, proporcionamos o equilíbrio facial adequado à saúde e à estética do paciente.

Por que procurar os especialistas em Ortodontia da NIO?

O processo de movimentação dos dentes é natural no ser humano e acontece ao longo de toda a vida, na mesma intensidade. Porém, os desalinhamentos das posições adequada dos dentes comprometem a saúde bucal. Dentes mal posicionados ou que não encaixam direito são difíceis de se manter limpos, o que os deixam susceptíveis a cáries, doenças da gengiva e perda dentária. Além disso, eles também causam sobrecarga aos músculos envolvidos na mastigação, podendo provocar dores de cabeça, ouvido, ombros, costas e pescoço.

A NIO atua com foco na saúde e autoestima do paciente. À medida em que os dentes, lábios e face são conduzidos à reorganização, o paciente se sente melhor. Dessa forma, a abordagem do tratamento ortodôntico da NIO visa ao sucesso social, profissional, bem como melhorar a atitude geral de uma pessoa em relação à vida.

Quando procurar esse tipo de tratamento?

Nossos especialistas em Ortodontia podem ser procurados a partir da dentição de leite completa ou em qualquer fase da vida adulta. A partir dos 4 anos já é possível detectar problemas na mordida e iniciar um tratamento com técnicas próprias para a idade. Nas crianças, é comum observar problemas relacionados à respiração bucal, hábito de chupar o dedo ou chupeta, interposição da língua (falar projetando a língua para fora ou interpor a língua entre os dentes durante a deglutição).

Em adultos, questões estéticas ou problemas de mastigação estão entre os principais fatores que motivam a procura por um tratamento desse tipo. A ortodontia é também útil como tratamento auxiliar em muitos casos de implantes dentários.

Usar aparelho ortodôntico é desconfortável?

Não. No começo do tratamento, é possível haver um estranhamento, mas logo o paciente se acostuma.

Há dois tipos de preocupações com desconfortos no uso de aparelhos ortodônticos, sejam eles fixos ou móveis. Uma é funcional: dores, dificuldade para falar ou se alimentar, para realizar a higiene bucal, entre outras. A outra é estética, ou seja, a harmonia na aparência da pessoa portadora do aparelho ortodôntico.

Para ambas, a NIO tem um aparato técnico e uma equipe bem preparada para auxiliar o paciente durante todo o tratamento e proporcionar o aspecto mais bonito e discreto possível ao aparelho. Também são dadas orientações sobre as melhores práticas para manter a higiene e os cuidados necessários.

Que tipos de aparelhos existem?

Hoje, existem muitos modelos e técnicas que conferem mais beleza e discrição aos aparelhos ortodônticos, permitindo que o tratamento aconteça sem dores, incômodos ou preocupações com a estética. A NIO trabalha co os mais modernos materiais e recursos para a aplicação de aparelhos bonitos e eficientes.

  • Bráquete estético de Safira

    O bráquetes estéticos de Safira são praticamente transparentes e fornecem resultados estéticos melhores que os bráquetes de cerâmica.

  • Bráquete metálico

    Bráquete-metálicoEste é o acessório mais comum na Ortodontia e é o responsável pelo famoso “sorriso metálico” de quem usa aparelho fixo. O fio ortodôntico é fixado a estes acessório com o uso de “borrachinhas” (coloridas ou não). Basicamente, sua desvantagem é a estética, que fica um pouco prejudicada por causa de sua coloração. No mais, é um sistema que oferece baixo coeficiente de atrito (o que é uma vantagem) além de ser bastante confiável e velho conhecido dos Ortodontistas.

  • Invisalign

    O Invisalign corrige os seus dentes através de uma série de alinhadores removíveis. Mais de 2,5 milhões de pessoas no mundo já utilizaram esta alternativa transparente. Consulte-nos para saber se você é um candidato a utilizá-lo. 
    Invisalign-logo