logo

1. O que é o aparelho invisalign?

Invisalign é uma alternativa estética aos aparelhos ortodônticos convencionais, porque ao invés de movimentar os dentes por meio de peças coladas aos dentes, ele utiliza jogos de moldeiras sequenciais e removíveis, chamadas de alinhadores, que são feitos sob medida para cada paciente. Estes alinhadores são praticamente invisíveis e reposicionam seus dentes passo a passo conforme o planejamento virtual elaborado pelo ortodontista.

2. Como funciona o seu tratamento?

Através de uma série de alinhadores customizados, seus dentes se movem gradativamente para a posição planejada. Cada alinhador é confeccionado conforme orientação criteriosa e para isto, o ortodontista usa um software chamado ClinCheck, onde é possível fazer diversas simulações virtuais do seu tratamento em 3D até visualizar a melhor opção para você. É possível ver em detalhes a movimentação de todo o tratamento e no início, o paciente já saberá quantos alinhadores utilizará e terá uma ideia aproximada da duração do seu tratamento.

3. Para que pacientes ele é indicado?

O Invisalign pode ser utilizado para tratar a maioria dos problemas comuns na ortodontia. O aparelho fixo convencional, exige mais atenção na escovação, pois a colagem de bráquetes e acessórios acaba dificultando o paciente de higienizar os dentes com facilidade e muitas vezes surgem as cáries e gengivites. O paciente Invisalign não tem essa dificuldade e por esse motivo, é muito indicado para adolescentes e pacientes que possuem comprometimento na saúde da gengiva e é claro para aqueles pacientes altamente exigentes esteticamente. Esta modalidade de tratamento é realizada somente por profissionais credenciados pela Invisalign do Brasil, que por sua vez só credencia Cirurgiões-Dentistas especializados em Ortodontia e reconhecidos pelo Conselho Federal de Odontologia, garantindo assim que o paciente será atendido por profissionais especializados nesta área de atuação. 

4. Quais os prós e os contras desse tipo de tratamento?

Os prós seriam a personalização, que através de moldagens o seu alinhador será confeccionado sob medida para você, além de ele ser removível, confortável, estético e eficaz em diversas má oclusões dentárias.

Os contras seriam a colaboração do paciente em relação ao uso adequado das placas e suas limitações que varia de acorda com a complexidade dos casos.

É importante salientar, que apesar da alta tecnologia investida em seu material, casos considerados de alta complexidade, o tratamento com Invisalign deve ser planejado e indicado com muita cautela.

5. Existe alguma contraindicação?

Em relação a contraindicação, eu citaria pacientes que não se comprometerem a utilizar as placas criteriosamente durante a recomendação determinada pelo dentista, pois as placas são sequenciais e se o paciente não utilizar de forma adequada a próxima placa pode não encaixar.  E pacientes que possuem má oclusões consideradas complexas para esta modalidade de tratamento, como por exemplo, os que possuem deformidades dento-faciais e precisam de preparo ortodôntico para realizar cirurgia ortognática e alguns casos de extrações dentárias.

6. Quais fatores o levam a ser um dos queridinhos dos pacientes hoje?

Dentre as vantagens do sistema Invisalign, a estética é o principal fator que leva o paciente a optar por esta modalidade de tratamento ortodôntico, pois eles são quase invisíveis e permitem a participação em reuniões, palestras, fotografias e etc sem que as pessoas percebam que você está em tratamento. Os pacientes que trabalham com o público, são altamente exigentes e de primeira preferem o Invisalign a bráquetes.

Segundo fator que os pacientes levam em consideração é a higiene, pois os alinhadores permitem que você retire-os para comer, beber, escovar os dentes e passar o fio dental. E o terceiro fator que é levado em consideração é o conforto, pois você pode ter o sorriso que desejar, sem usar bráquetes ou fios de aço que podem machucar a sua boca, e que, muitas vezes, são incompatíveis com seu estilo de vida, sua profissão ou suas atividades.

7. Que tipo de tecnologia o aparelho possui? Qual a diferença dele para o aparelho tradicional?

Após a decisão do paciente em utilizar o Invisalign, o ortodontista realiza uma moldagem, que é enviada para a empresa Align nos Estados Unidos. Este molde é escaneado para o computador e virtualmente técnicos especializados simulam o tratamento e enviam para o ortodontista, que juntamente com o paciente definem o plano de tratamento ideal através do software.

No que diz respeito ao seu material de confecção, o Invisalign utiliza um sistema chamado Smartforce, que é desenvolvido usando a simulação de modelos virtuais e é padronizado para liberar forças apropriadas aos dentes. E então a simulação virtual é realizada e o ortodontista finaliza com a validação mecânica, ou seja, verifica se o planejamento que os técnicos realizaram no computador é possível, se não for, o ortodontista pode modificar quantas vezes achar necessário. A diferença do Invisalign para o aparelho tradicional primeiramente é a estética, o conforto e suas limitações, pois apesar da sua alta tecnologia possuem algumas limitações que os aparelhos convencionais não possuem.

invisalign2

8. O invisalign dói? Machuca?

O Invisalign não dói e nem machuca, mas é normal sentir uma leve sensibilidade nos dentes que estiverem sendo movimentados, devido a as forças geradas para que eles sofram modificações. E tal sensibilidade será sentida e todas as modalidades de tratamento ortodôntico.