logo

Qualquer pessoa pode fazer clareamento dental?

Sim. Após a anamnese e história clínica do paciente, será indicado o melhor tratamento clareador para o seu caso. Por exemplo, um paciente que já teve câncer, é contra indicado a realização do clareamento caseiro. Neste caso, o ideal, é a realização do clareamento profissional, no consultório.

Qual a diferença entre o tratamento a laser e o caseiro?

A diferença mais evidente é que o clareamento caseiro é realizado pelo próprio paciente através de uma moldeira individual, o que não significa que o profissional não supervisione o tratamento. O resultado deste tipo de clareamento chega a ser o mesmo, porém em um período maior. Já o clareamento a laser, é realizado no consultório, obtendo um resultado mais rápido, por conta de uma luz específica para o procedimento, que acelera o processo clareador. As duas técnicas ainda sim podem ser utilizadas concomitantemente para melhores resultados em pacientes com dentes mais saturados, geralmente adultos.

A partir de qual idade o paciente pode clarear os dentes?

A idade mínima é dada pela época de fechamento do ápice dental. Em geral, a idade limítrofe é entre 16 e 17 anos, para que se possa fazer o clareamento. Mesmo nessa idade, recomenda-se a realização de radiografias para análise do estado das raízes.
Em casos de adolescentes com menos de 16 anos, que têm comprometimento estético do sorriso, o procedimento pode ser realizado nas áreas de maior evidência no sorrido, mas é claro, com o consentimento do responsável.

Qual é o tempo de duração do tratamento?

A duração do clareamento dental dependerá de fatores tais como: hábitos alimentares e orais, uso de medicamentos, colutórios ou drogas e qualidade da higiene oral.

É importante que haja um acompanhamento desse paciente e, quando necessário, fazer um clareamento para manutenção a cada 1 ou 2 anos, impedindo a regressão da cor.

Durante o tratamento, existem alimentos que sejam restritos?

Sim. Após ter realizado o clareamento, os pacientes não devem ingerir bebidas/alimentos que contenham pigmentos como vinho tinto, café, refrigerantes com corantes (principalmente Coca-Cola), sucos coloridos naturais e artificiais, molho, chá preto, catchup, mostarda, além de não fumar e nem usar batom. A recomendação da não ingestão de alimentos deve ser criteriosamente seguida durante o período de 24hs e, se possível, até o final do tratamento para obter melhores resultados.

Quantas sessões são necessárias para chegar a cor ideal dos dentes?

De 1 a 4 sessões. No entanto, muitas pessoas confundem clareamento com branqueamento. É importante ressaltar que cada dente tem uma saturação e matiz de cor diferente, e que, pode ou não chegar ao objetivo final, que são os dentes brancos. A partir da segunda aplicação do clareamento realizado no consultório, já é possível notar o clareamento dos dentes.

É um tratamento doloroso?

Caso o paciente não tenha relato de sensibilidade nos dentes, o clareamento não será doloroso. Porém, poderá apresentar sintomas durante o procedimento realizado no consultório devido à concentração ser geralmente mais elevada. Por esta razão, é importante a realização de um exame clínico prévio antes do procedimento clareador, pois se houver relato de sensibilidade, se faz a fluorterapia e ajusta a concentração do produto. Assim, alivia o incomodo do paciente.

O tratamento é contra indicado para pacientes que tenham dentes sensíveis?

O tratamento não se torna contra indicado nestes casos, desde que seja diagnosticada e tratada a causa da sensibilidade, decidido junto ao profissional o tipo de clareamento, ajuste de doses e o tempo de duração do tratamento.

Clareamento em fumantes é possível?

Sim. Porém, se não houver a colaboração do paciente no sentido de evitar o fumo, assim como alimentos corantes durante o tratamento, torna-se inviável a realização do procedimento clareador com o resultado esperado, já que durante o tratamento, a estrutura dental se torna mais susceptível à pigmentação!

O clareamento a laser pode enfraquecer os dentes?

O clareamento a laser não enfraquece os dentes se utilizado corretamente, no sentido do tempo de tratamento, aplicações e manutenção. Todos esses passos devem ser supervisionados e realizados por um profissional da área.

Quanto tempo dura uma sessão?

O tempo de cada sessão dependerá da quantidade de aplicações que serão realizadas, mas geralmente 1 hora com a profilaxia (limpeza) prévia.